A Polícia Federal, por meio de sua Delegacia em Salgueiro/PE, tem intensificado suas ações de combate ao tráfico de drogas no sertão pernambucano. Na recente Operação Terra Livre I, realizada entre os dias 21/02 e 02/03 de 2024, a polícia conseguiu erradicar e destruir aproximadamente 190 mil pés de maconha, além de apreender 19 mil mudas e 71 kg da droga pronta para consumo.
Com base nas informações levantadas por este Blogueiro e repórter policial Francisco Brito, os plantios foram localizados em diversas áreas, incluindo ilhas e continentes nos municípios de Orocó, Triunfo, Salgueiro, Cabrobó, Belém do São Francisco, Betânia, Flores, Carnaubeira da Penha, Sertânia e Dormentes, no Sertão de Pernambuco.
A operação contou com a colaboração de policiais federais, civis, militares do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) e penais. As atividades envolveram incursões terrestres e fluviais, utilizando botes infláveis e uma aeronave do GTA-PM-SDS-PE (Grupamento Tático Aéreo - Secretaria de Defesa Social).
Destaca-se que, caso os 190 mil pés de maconha fossem colhidos e distribuídos, poderiam resultar em cerca de 63 toneladas da droga, alimentando um mercado ilícito e contribuindo para a escalada da violência em todo o nordeste brasileiro.
Com operações como essa, a Polícia Federal não apenas reduz a oferta de drogas, mas também impacta diretamente na diminuição de crimes violentos associados ao tráfico, como roubos, furtos, homicídios e latrocínios. Cada ponto de venda desabastecido representa um avanço na segurança pública da região.