O lançamento aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17) nas margens do rio São Francisco, na orla de Petrolina
Nesta sexta-feira (17), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) iniciaram a maior operação conjunta entre os dois estados, a Operação Vale do São Francisco Seguro, mobilizando mais de 400 agentes de Segurança. A operação, que se estenderá até domingo (19), tem como principais objetivos cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em aberto, além de intensificar a presença policial em bairros de fronteira que apresentam altos índices de homicídios devido a conflitos entre facções criminosas, tráfico de drogas e outros crimes.
Na madrugada do lançamento, em Petrolina, estavam presentes a secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, e o comandante do policiamento Norte da Polícia Militar da Bahia, coronel Valter Araújo. “Esta operação demonstra não só a força numérica, mas também a integração em torno de um objetivo comum: combater a criminalidade e proporcionar segurança para Pernambuco e Bahia”, afirmou Dominique de Castro Oliveira. O coronel Valter Araújo destacou a importância histórica da operação: “Bahia e Pernambuco, com suas cúpulas de Segurança unidas, estão focadas em um objetivo único que nos trará sucesso e deve continuar.”
Durante a operação, haverá reforço na delegacia de plantão de Petrolina para atender às ocorrências registradas pelas diversas forças de segurança atuantes na cidade. A ação será focada em pontos georreferenciados com alta incidência de tráfico de drogas e Mortes Violentas Letais Intencionais (MVI). Entre os presentes no evento de lançamento estavam o delegado da Polícia Civil da Bahia, André Viana; o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Torres; o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha; o comandante dos Bombeiros de Pernambuco, Luciano Fonsêca; o diretor-geral da Polícia Científica de Pernambuco, Fernando Benevides; e a corregedora da SDS-PE, Mariana Cavalcanti, entre outras autoridades.
A Polícia Militar ampliará o efetivo nas vias públicas do Sertão, reforçando especialmente áreas de grande fluxo, centros comerciais, setores bancários, orlas, parques, ciclovias e ciclofaixas, áreas de lazer e espaços de convivência. Também serão realizadas ações preventivas, como a campanha Alerta Celular e de combate à violência contra a mulher.
Além das polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) participará das ações integradas, intensificando fiscalizações através da operação Bar Seguro, removendo e salvando vítimas de acidentes e violência. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia realizarão patrulhamento aéreo ostensivo na região do Vale do São Francisco, apoiando o cumprimento de mandados e outras operações terrestres.
Na manhã desta sexta-feira, ocorrerá a 3ª Reunião Integrada de Segurança Pública no Vale do São Francisco, no auditório da Faculdade Soberana, em Petrolina, com a presença da secretária Executiva da SDS-PE, Dominique de Castro Oliveira, e do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner. A reunião contará também com a participação dos diretores da Dinter II, Coronel PM José Ivanildo de Moura Júnior e Coronel PM Marcos Fernandes Costa que se destacam como participantes essenciais da operação.