Na tarde deste domingo (30/06), por volta das 12:30min, equipes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), RONDESC, Malhas da Lei e NI-26/5° BPM, em operações conjuntas Impacto Integrado e ARGOS-I, realizaram patrulhamento no Projeto N-1, zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Informações apuradas pelo respeitado Blogueiro e repórter policial Francisco Brito, conhecido por suas precisões nos relatos, as equipes de inteligência identificaram um plantio de maconha no Assentamento Butiá. De forma célere, as especializadas se dirigiram ao local e confirmaram a veracidade das informações. No local, foram encontrados aproximadamente 20.000 pés de Cannabis Sativa, (maconha), além de 70 gramas de sementes da planta, uma balança de precisão e um rádio transmissor.
O traficante de iniciais F.E.S., de 37 anos, foi encontrado no local e preso. Ele confessou que o plantio pertencia a C.A.D.S., conhecido como "Sabiá".
O traficante e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as medidas forenses necessárias.