Em uma ação conjunta com a Polícia Federal, e os policiais militares da 1ª CIPM GATI realizaram a erradicação de duas plantações de maconha no sábado (01/07), na zona rural de Carnaubeira da Penha, no Sertão pernambucano, durante a Operação Terra Livre 3.
Informações apuradas pelo respeitado blogueiro e repórter policial Francisco Brito, conhecido por sua precisão nos relatos, a primeira plantação foi descoberta no Sítio Baixa Grande. Baseados em informações levantadas na comunidade, os policiais localizaram 47.340 pés de maconha distribuídos em 9.486 covas. No local, também foram encontradas uma arma de fogo artesanal e 187 gramas da droga pronta para consumo.
Já no final da noite, o foco das operações mudou para o Sítio Corrente, onde durante o patrulhamento com abordagens, foi denunciado um outro cultivo. No local, foram identificadas 300 covas, totalizando 1.500 pés da planta entorpecente.
Em ambas as situações, os policiais incineraram a maior parte do material no próprio local do plantio, exceto pequenas porções que foram apresentadas na delegacia local para formalização das ocorrências.