Na cidade de Mirandiba, no Sertão de Pernambuco, precisamente no Distrito de Cachoeirinha, os moradores estão indignados com a prática de abate de gado realizada de forma totalmente irregular. A situação tem causado grande preocupação devido à total falta de higiene e extrema crueldade, em desrespeito às normas de vigilância sanitária e às leis ambientais.
A prefeitura local disponibiliza um espaço inadequado para o abate, onde o gado é morto a céu aberto, sem qualquer cuidado higiênico, expondo a população a potenciais contaminações. Este processo inadequado não só põe em risco a saúde pública, mas também o meio ambiente.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem 200 tipos de zoonoses, doenças transmissíveis dos animais para os seres humanos. A contaminação microbiana da carne é um risco significativo à saúde do consumidor, especialmente quando o abate não é realizado seguindo os devidos cuidados sanitários.
A Lei Federal nº 8080 atribui ao Sistema Único de Saúde (SUS) a responsabilidade pela fiscalização de alimentos, água e bebidas destinados ao consumo humano. No entanto, parece que a prefeitura de Mirandiba não está cumprindo com suas obrigações, negligenciando a saúde pública.
Confira o vídeo que mostram a realidade alarmante em Cachoeirinha Distrito de Mirandiba.
Isso é grave no Ceclu 21,.Na época dos nossos amores se tinha bem más cuidado mesmo sem as exigências sanitária, até porque não tinha tantas doenças como nós dois de hoje 2nvtgw