Na tarde desta quinta-feira (11/07), por volta das 13:00 horas, a Polícia Militar da 1ª Cia do 20° BPM, em uma operação destacada pelos policiais da GPM, Cb Humberto, Cb Hipólito e o 3° Sargento Gilvan Belo, prendeu Matheus Lima dos Santos, um traficante natural de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Matheus que tem histórico de tráfico de drogas, subtração de incapaz e estupro de vulnerável contra uma adolescente de 13 anos. A prisão ocorreu na cidade de Acauã, no estado do Piauí, onde Matheus também foi acusado de furto de uma moto.
Informações apuradas pelo respeitado Blogueiro e repórter policial Francisco Brito, conhecido por suas precisões nos relatos, o traficante Matheus raptou a adolescente de 13 anos da cidade de Salgueiro. Na manhã desta quinta-feira, a mãe da adolescente registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Salgueiro, relatando o desaparecimento de sua filha.
Este repórter policial Francisco Brito, apurou que a prisão de Matheus ocorreu após uma equipe de policiais militares do Grupamento Policial Militar da cidade de Acauã-PI e do Posto Fiscal de Pipocas notarem uma motocicleta trafegando na BR 407, na altura do Posto Fiscal de Pipocas. Ao notarem a presença da polícia, Matheus e a adolescente apresentaram atitude suspeita, levando os policiais a realizar uma abordagem tática ao veículo.
Durante a abordagem, Matheus forneceu diversas informações desencontradas. A consulta aos sistemas de segurança pública revelou que a motocicleta possuía restrição de roubo/furto, registrada na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Com essa confirmação, Matheus recebeu voz de prisão, mas resistiu, o que levou os policiais a utilizarem força progressiva para contê-lo e algemá-lo. Durante a ação, Matheus ainda danificou cadeiras pertencentes à Secretaria de Fazenda do Piauí, resultando na imputação do crime de dano qualificado. Além disso, ele desafiou os policiais e proferiu palavras de baixo calão.
A adolescente de 13 anos, inicialmente apresentada como irmã de Matheus, foi identificada pelos policiais como a menor raptada de Salgueiro. O Conselho Tutelar foi acionado, e na Delegacia de Polícia a mãe da adolescente confirmou que havia prestado um boletim de ocorrência relatando o sequestro, o traficante Matheus havia raptado adolescente tomando destino ignorado Mateus havia mentindo relação sexual com a menor e que já se mobilizava para tomar as medidas necessárias, a vítima ou uma adolescente reside na zona rural de Salgueiro.
Matheus foi encaminhado à Delegacia Seccional de Polícia Civil de Paulistana/PI, onde foi autuado pelos crimes de subtração de incapazes, estupro de vulnerável, dano qualificado contra o patrimônio público, desobediência e receptação lesão corporal em Barbalha, furto de uma moto. Além dessas acusações, Matheus possui um histórico criminal de tráfico de drogas em Salgueiro-PE.
A adolescente foi encaminhada à Perícia Criminal na cidade de Picos-PI, acompanhada pelo Conselho Tutelar.