Na quarta-feira, 24 de julho, policiais militares da 1ª CIPM, do GATI (Grupo de Apoio Tático Itinerante), Malhas da Lei e ROCAM realizaram duas operações na zona rural de Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano, que resultaram na erradicação de dois grandes cultivos de maconha. No total, foram destruídos 37.850 pés da planta.
As informações foram apuradas pelo respeitado Blogueiro e repórter policial Francisco Brito. A primeira investida ocorreu às 09:00 horas, da manhã, quando o efetivo localizou três roças da droga, que juntas continham 16.150 pés de maconha. Todos os pés foram incinerados no próprio local, com exceção de uma pequena amostra, que foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil da cidade para a formalização da ocorrência.
Já a segunda ação se deu à noite, por volta das 20:00 horas, quando foram erradicadas mais três roças de maconha, totalizando 21.700 pés. Assim como na primeira operação, os pés foram incinerados, sendo preservado apenas material suficiente para apresentação na Delegacia.