Sob a liderança do Comandante TC PM Welber Cavalcanti e do Subcomandante Major Darlan Ferreira, o 7º BPM estabeleceu um novo marco ao alcançar 65 dias consecutivos sem registrar homicídios. Este é o maior período sem Mortes Violentas Intencionais (MVI’s) da história da unidade, superando o recorde anterior de 63 dias, alcançado em setembro de 2005.
O 7º BPM, responsável pelos municípios de Ouricuri (sede), Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Santa Cruz e Santa Filomena, no Sertão do Araripe Pernambucano, destacou-se em relação à média histórica da unidade, que é de um MVI a cada nove dias. Esse resultado expressivo é atribuído a uma combinação de fatores, incluindo a proatividade da tropa e a implementação do Programa Proteger.
Lançado em caráter experimental em abril de 2024, o Programa Proteger utiliza um aplicativo para monitorar e proteger vítimas de violência e indivíduos ameaçados, oferecendo um canal de comunicação direto com a Polícia Militar. Esse programa é parte do Programa Juntos Pela Segurança, focado na prevenção da violência e na construção de uma cultura de paz.
O sucesso do 7º BPM também é resultado do apoio contínuo da DINTER II e da colaboração estreita com a 9ª CIPM, em Araripina, e a 24ª Delegacia Seccional de Polícia Civil. Juntas, essas instituições têm contribuído para a significativa redução da violência na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24), que abrange o Sertão do Araripe.