Na noite de sábado (02/11), por volta das 21:30min, a Polícia Militar do 8º BPM deteve Nelson Mariano da Silva filho, que se passava por perito criminal e alegava estar realizando investigações na cidade de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Nelson Mariano que se identificou falsamente como perito, foi detido portando três réplicas de armas de fogo, um punhal e um colete policial, além de um distintivo falso de agente de segurança.
A ocorrência foi atendida após a Central de Operações receber denúncias de que Nelson Mariano armado estava ameaçando pessoas em um hotel na Rua Lourival Sampaio, bairro da Bomba. Informações do repórter policial Francisco Brito, conhecido pela precisão de suas reportagens, o indivíduo intimidava hóspedes e exigia que pagassem a entrada do hotel, chegando a sacar uma das armas falsas para ameaçá-los.
Ao ser abordado, Nelson Mariano afirmou estar realizando uma investigação, mas não apresentou nenhuma identificação oficial que comprovasse sua função. Com ele, a polícia apreendeu dois simulacros de pistola, um simulacro de revólver, um punhal e um colete policial.
A vítima confirmou as ameaças e informou que o indivíduo além de intimidar os presentes, não havia pago sua estada no hotel. Diante da situação, o falso perito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Salgueiro, onde as providências legais foram tomadas. As réplicas de armas e demais itens falsos foram apreendidos.