Na tarde de sexta-feira (29/11), por volta das 13:00; horas uma operação integrada da Polícia Militar da 1ª CIPM, envolvendo as equipes do GATI, Contra-Resposta, Malhas da Lei e NI-22, resultou na desarticulação de dois pontos de tráfico de drogas em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. Durante a ação, os policiais apreenderam drogas, uma arma de fogo e dinheiro proveniente do tráfico, além de prenderem dois traficantes Victor Manoel Caetano de Souza e Arnaldo João da Silva.
Informações apuradas pelo respeitado Blogueiro e repórter policial Francisco Brito, conhecido por suas precisões nos relatos. A investigação teve início após informações obtidas pelas equipes, indicando que havia intensa atividade de tráfico de drogas no bairro Belo Horizonte e que um dos traficantes estava portando uma arma de fogo ilegalmente. Em operação coordenada, os policiais se deslocaram até a residência de Victor Manoel, que, ao avistar a viatura, tentou fugir. Ele foi capturado carregando uma sacola contendo grande quantidade de crack. Durante a abordagem, Victor confessou estar comercializando drogas e revelou que possuía mais entorpecentes prontos para venda, além de um revólver calibre .32, que havia sido penhorado pelo outro traficante Arnaldo João da Silva.
Dando continuidade às diligências, os policiais localizaram Arnaldo João em frente à sua residência. Após ser questionado, ele levou os agentes ao local onde escondia o revólver, entre as telhas da casa de sua mãe, e também desenterrou 385 gramas de maconha pronta para o consumo, que estavam enterradas no quintal da mesma residência. Arnaldo admitiu estar envolvido com o tráfico de drogas e confessou que utilizava a arma para se proteger de ataques de outros criminosos.
Ao final da operação, foram apreendidos:
1 revólver Taurus calibre .32 e 5 munições intactas do mesmo calibre; 385 gramas de maconha pronta para o consumo, 390 gramas de crack, 22 porções de crack embaladas para comercialização e R$ 240,00 em espécie proveniente da venda de drogas.
Os dois traficantes receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Floresta, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Todo o material apreendido foi apresentado às autoridades para as medidas cabíveis.