Na sessão ordinária desta quarta-feira (19/03), a Câmara Municipal de Vereadores de Salgueiro concedeu uma Moção de Aplausos a nove policiais militares do 8º BPM. A homenagem foi proposta pelo vereador Pitel Filho, em reconhecimento à atuação dos agentes na prisão de um quarteto de ladrões que vinha aterrorizando a cidade com uma série de furtos e roubos.
Os policiais homenageados foram:
Wanderley de Souza Rocha, Cabo Pitel, Helder Marcolino Lopes, Sargento Marcolino, Fábio Valdeci Santos, Sargento Binha, Antônio de Alencar Sampaio Júnior, Sargento Sampaio, Gilmário Rodrigues dos Santos, Sargento Gilmário, Francisco de Assis Pereira Bezerra, Cabo Ceará, Tiago da Silva Andrade, Cabo Silva Andrade, Willianny Anjos de Souza, Cabo Willianny e Francisco Deveraldo Araújo, Cabo Zangado.
A honraria destaca o excelente trabalho realizado pelos policiais, que demonstraram dedicação, coragem e profissionalismo na captura dos criminosos. O compromisso desses agentes com a segurança e a ordem pública é um exemplo de responsabilidade e serviço à população de Salgueiro.
A operação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil resultou na captura de quatro criminosos, identificados como Micael (vulgo Baiano), Júlia, Joselito e Hugo. O grupo vinha praticando diversos furtos e roubos contra pessoas, comércios e prédios públicos.
Micael (Baiano) foi preso inicialmente na madrugada do dia 12 de março, ao tentar furtar objetos dentro da Escola Manoel Leite. Ele foi flagrado por uma vigilante, que tentou impedir a ação e acionou a Polícia Militar. Na abordagem, o criminoso chegou a lutar fisicamente com a funcionária e tentou tomar sua arma, mas foi detido pelos policiais. No entanto, Baiano conseguiu fugir durante o exame traumatológico.
Após sua fuga, a Polícia Militar intensificou as buscas. Ele foi novamente avistado tentando invadir estabelecimentos comerciais no centro da cidade. Ao ser abordado, tentou escapar pelo canavial próximo ao estádio Salgueirão, mas, dessa vez, os policiais realizaram um cerco e conseguiram prendê-lo.
Os outros três criminosos, Hugo, Júlia e Joselito, foram localizados e presos pela Polícia Civil. Todos foram autuados em flagrante delito e passaram por audiência de custódia no dia seguinte. Suas prisões foram convertidas em preventivas, e eles foram encaminhados ao Presídio de Salgueiro, enquanto Júlia foi transferida para a Cadeia Pública de Verdejante.
A atuação firme e eficiente dos policiais garantiu mais segurança para os moradores de Salgueiro. A Moção de Aplausos reforça a importância do trabalho desses agentes, que não mediram esforços para capturar os criminosos e devolver a tranquilidade à população.
A homenagem reconhece a integridade, honestidade e dedicação desses profissionais, que, com espírito altruísta, seguem cumprindo sua missão de proteger e servir a sociedade pernambucana.