A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã de hoje (02/04), a denominada Operação "Ostentação", com a finalidade de reprimir a atuação de uma organização criminosa especializada na prática dos crimes de tráfico de entorpecentes, lavagem de dinheiro e descaminho. O grupo criminoso tinha base na cidade de Salgueiro, no Sertão, com ramificações na região do sertão de Pernambuco e outras unidades da federação.
Informações apuradas pelo respeitado blogueiro e repórter policial Francisco Brito, conhecido por suas precisões nos relatos. As investigações, iniciadas em 2023, revelaram indícios de que um grupo de pessoas, em sua maioria residentes no município de Salgueiro e região, estaria envolvido em um organizado esquema interestadual de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Para isso, utilizavam atividades comerciais e empresariais aparentemente lícitas, como bares, boates, distribuidoras de bebidas e empresas de transporte.
Foi apurado que o grupo operava de forma articulada e hierarquizada, contando com distribuidores regionais, operadores financeiros, pessoas interpostas (laranjas) e até com internos do sistema penitenciário estadual. O entorpecente era, em sua maioria, transportado em pequenas quantidades e com frequência elevada, dificultando a identificação e repressão pelas forças de segurança do Estado.
Ao todo, foram cumpridas 28 ordens judiciais, sendo 19 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva, em endereços localizados nas cidades de Salgueiro/PE, Araripina/PE, Petrolina/PE, São Paulo/SP e Santo André/SP.
No Estado de São Paulo, a atuação das equipes da Polícia Federal contou com o apoio da Polícia Militar, por meio de efetivo disponibilizado pela ROTA/PMSP - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar. A operação segue em andamento para aprofundamento das investigações e identificação de outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.