Na sessão ordinária desta quarta-feira (05/06) da Câmara de Vereadores de Salgueiro, o vereador Emmanuel Sampaio utilizou a tribuna para defender a Fundação Altino Ventura (Fav) e criticar a atual administração municipal. Sampaio acusou alguns colegas vereadores de disseminarem informações falsas sobre a situação da Fav na cidade.
O vereador questionou por que, durante os 16 anos de gestão do ex-governador Paulo Câmara, não foi construído um bloco cirúrgico em Salgueiro. Segundo Sampaio, os problemas da Fav no município começaram em 2022, quando o atual prefeito cortou a ajuda de custo para a estadia dos médicos da fundação, resultando na redução dos atendimentos.
Emmanuel Sampaio destacou que, desde 2023, a Fav já corria o risco de deixar Salgueiro devido à falta de apoio do prefeito. Contudo, a situação foi revertida pela governadora Raquel Lyra, que triplicou o número de exames realizados. Ele esclareceu que as cirurgias da Fav serão transferidas para Serra Talhada, onde a prefeitura local construiu um bloco cirúrgico para a fundação, inaugurado no ano passado.
O vereador concluiu sua fala ressaltando que, nos 20 anos de funcionamento da Fav em Salgueiro, o município já poderia ter um bloco cirúrgico se houvesse uma gestão comprometida, implicando a atual administração pela ausência dessa infraestrutura essencial.