A população de Terra Nova, no Sertão de Pernambuco, recebeu com estranheza a publicação do edital de concurso cultural que visa escolher o hino municipal e brasão da cidade.
O motivo pelo qual a população de Terra Nova indignou-se foi o curto prazo de inscrição no certame. De acordo com o edital, aqueles que queiram participar do concurso devem realizar a inscrição até o dia 26 deste mês, ou seja, apenas 5 dias após a publicação do edital. De acordo com artistas que pretendem concorrer, esse prazo de apenas 5 dias fere o princípio da ampla concorrência, pois o edital determina que no ato da inscrição o concorrente já apresente letra e melodia do hino. Na prática, o hino municipal de Terra Nova deve ser criado em apenas 5 dias.
Concomitante com a escolha do hino, o município também definirá o seu brasão oficial, pelos mesmos moldes (concurso).
A Prefeitura de Terra Nova garante uma premiação de R$ 5.000,00 para o concorrente que tiver o hino escolhido. Já para aquele que apresentar o modelo de brasão vencedor, a premiação será de R$ 2.000,00.
Os interessados em participar do concurso esperam que a administração volte atrás e estenda o prazo de inscrição, dando tempo para ampla participação, bem como pela própria valorização dos símbolos municipais que não devem ser criados às pressas, visto que representarão o município por muito tempo.
"Muito pouco tempo. É como se já tivesse alguém certo com tudo pronto", revoltou-se um pretenso participante do concurso que não quis se identificar.
Terra Nova Online